Em agosto de 1978, portanto há 33 anos, o cineasta francês Claude Lelouch adaptou uma câmera giroscopicamente estabilizada na frente de uma máquina Ferrari 275GTB e convidou um piloto profissional de Fórmula 1, seu amigo, para fazer um trajeto no coração de Paris, na maior velocidade que possível.
A hora combinada foi pela madrugada ao amanhecer. O filme tem aproximadamente 10 minutos e o trajeto de Porte Dauphine, passando pelo Louvre, até a basílica de Sacre Coeur. Lelouch não conseguiu permissão para interditar as ruas no perigoso trajeto a ser percorrido. O piloto completou o circuito em 9 minutos, chegando a 324 km por hora em certos momentos.
O filme mostra a Ferrari 275GTB, ultrapassando sinais vermelhos, quase atropelando pedestres, espantando pombos e entrando em ruas de mão única na contra-mão. O sol, naquele dia, nem havia nascido. O piloto, teria sido René Arnoux, Jean-Pierre Jarier ou Patrick Tambay.
Quando o filme foi exibido pela primeira vez, Claude Lelouch foi preso e o filme proibido para execução pública.
Lelouch nunca revelou o nome do piloto de fórmula 1 que dirigiu a Ferrari Vermelha.
Vale a pena ver o filme e sentir a emoção de passear pelas ruas de Paris, em alta velocidade, como se estivesse a bordo de uma Ferrari 275GTB.
Realmente, é "a corrida"! Gente,não corre, voa! Uma segunda-feira abençoada!
ResponderExcluirAbraço fraterno e carinhoso!
Elaine Averbuch Neves
http://elaine-dedentroprafora.blogspot.com.br/
Que coincidência, acabou ontem aqui a Formula 1 .
ResponderExcluirMas pode ficar tranquila, eu não conduzo esses carros :)
Bjs