A dança de boleadeiras é de origem argentina, mas muito difundida no Sul do Brasil, o ritmo é o malambo, executado com bumbos legueiros, o dançarino completa a execução, com o som do seu sapateado e o toque das boleadeiras ao chão, tudo isso dá uma plástica incrível e torna-se muito interessante.
Boleadeira é uma espécie de funda, uma arma muito utilizada pelo gaúcho criada em 18 de fevereiro de 1603 para caçar nas grandes pradarias do pampa riograndense, uruguaio e argentino. Era lançada nos pés do animal enquanto ele corria, causando-lhe assim a queda e possibilitando ao caçador ir ao local dessa queda e matar o animal.
A boleadeira é composta de bolas metálicas ou pedras arredondadas (bolas ou boleadoras em castelhano) amarradas entre si por cordas tendo em cada uma das extremidades uma das bolas, em comparação com o lariat ou riata do cowboy.
Lançadas girando sobre si, elas vão ao encontro do alvo, geralmente as pernas de um animal quadrúpede, que leva um tombo na hora, ficando imobilizado. Usada normalmente na captura do gado na campanha, as boleadeiras também foram mais tarde utilizadas na guerra.
OBS: As boleadeiras utilizadas no vídeo, são adaptadas para o show.
Quanta saudade de assistir ao vivo!
ResponderExcluirÉ lindo demais, Lena...
Obrigada por compartilhar.
Beijoca